sábado, 6 de dezembro de 2014

Trilho da Ermida a Chã do Muro

Trilho na Maravilhosa Serra Amarela, mais precisamente na Aldeia de Ermida, Ponte da Barca, no Parque Nacional Peneda Gerês.
Com um dia de sol radiante, mas um frio de "rachar" 4º C pelas nove da manhã, mas com sensação térmica de 0º C, devido ao forte vento que fazia, iniciamos trilho em direcção ao alto da montanha, mais precisamente a Divinal "Chã do Muro".
Como é da prache á chegada à Ermida não podia faltar foto à entrada da aldeia e daí dirigímo-nos até à entrada de Branda de Bilhares onde paramos viatura, Gps preparado e toca a escolher trilho, um maravilhoso caminho antigo empedrado em direcção a Chã do Meio sempre subindo, passámos pelo Vidoal, pelo Costado até Prado de Lundaos acompanhando sua Corga, com suas belas e antigas Cabanas ou refugios de outros tempos dos nossos queridos e fantásticos pastores que se serviam delas como suas casas nas longas, frias e duras noites lá passadas para tomarem conta do seu gado e outras vezes do gado da Vezeira.
 Uma vista de olhos nas Cabanas, um tentar visualizar esses duros tempos, um sorriso de gratidão pelo momento que ali vivíamos e toca a seguir até Prado de Vidoal onde com umas paisagens maravilhosas sobre toda a explenderosa Serra Amarela desde a Louriça até ao Alto da Pedrada, do Rio Lima ao Monte de Santa Eufemia todo aquele explendor a nossos olhos como presente de nossa vinda, decidimos parar para sentir e deliciarmo-nos com tal grandeza, após algum (muito) tempo, era quase meio dia e resolvemos almoçar no Vidoal e ganhar energias para subir até ao Corisco, Prado maravilhoso, muito verdejante com muitos Azevinhos e mais uma maravilhosa cabana mais conhecida por Serra Boa. Daqui foi continuar a subida até Poulo do Vidoal onde paisagem é super grandiosa, pedir mais é impossível, só lá estando se pode traduzir o que sentimos naquele lugar e imaginar cada pico cada lugar onde já estivemos, cada segundo vivido em cada trilho, isto é Viver o Gerês, Obrigada.
 Depois de muitas fotos continuamos até Chã do Muro e descemos para Curral de Ventuzelo, mais um Prado com sua Cabana e sua historia, descemos para Chã da lomba, seguimos para Prado de Martinguim com seu Forno e sua Cabana e aqui começou nossa duvida ou seguir pelo antigo trilho até á Ponte Ribeira da Cova onde era de esperar que Giestas tivessem tomado conta do trilho e apenas as muito antigas e ancestrais mariolas nos conduzissem pelo seu meio ou seguir pela esquerda pelo novo trilho que atravessa Ribeira da Cova e sobe para Bilhares e daqui seguir caminho muito bem Mariolado até Branda de Bilhares, optamos pelo mais antigo pois conta-nos mais historia. Lá seguimos com muita calma seguindo cada mariola que nos aparecia afastando Giestas que embora grandes não eram dificeis de transpor. pois o caminho estava lá, ao fim de algum tempo e paciencia lá avistamos nosso objectivo : Ponte da Ribeira da Cova, foi um prazer, afinal conseguimos e continuamos trilho até á Branda de Bilhares e daí até à Ermida onde demos por terminado trilho super fantastico com uma companhia super fantastica a minha cara metade Célita da Montanha.

Distancia- 13,6 Km       Duração- 7 h  02 m     Dificuldade- Moderado

Trilho em gpx -http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=8416154

Para ver as fotos clikar sobre as fotos e assim sucessivamente

Aldeia de Ermida...
Aldeia da Ermida

Cabana Chã da Telheira...

Cabana Chã da Telheira 1

Louriça...

Cabana Serra Boa ou Cabana do Corisco...

Albufeira de Vilarinho...

Curral Chã do Muro e Muro...
Muro e louriça...
Muro...
Curral Braçal da Ribeira...