sábado, 10 de maio de 2014

Trilho da Tribela ás Velas Brancas

Mais um Trilho no nosso querido Gerês. Passados oito dias de cá termos estado voltamos novamente para fazermos outro trilho e novamente passando pelos buracos com bocados de estradão.
Chegados á Tribela, viatura parada iniciámos trilho pela Ponte das Servas e desta vez seguimos pelo Trilho do Poço Azul o qual  chegados á Cabana de Entre Aguas (para a Vezeira da Ribeira, ou Cabana do Poço Azul para as outras Vezeiras) aproveitamos para a apreciar  e como é Óbio mais uma serie de fotos á Cabana e ao tão conhecido Poço Azul. Seguimos pela margem do Rio Conho  em direção a Cabana do Conho (Nome dado Pela Vezeira da Ribeira, pois para as outras Vezeiras é Cabana Entre Aguas) com  Cutelo de Pias controlando nossos passos, subimos até ao vale do Coucão e viramos em direção ao Prado Vidoirinho já todo bonito e verdejante, pois na ultima vez que cá tinhamos estado o Prado estava triste todo pintado de negro devido aos incendios do verão passado. Aproveitamos sua Cabana para almoçar e descansar um pouco, tivemos a companhia de um Lagarto de Agua que nos veio dar as boas vindas e  uma seção de fotos suas para a net (interesseiro este Lagarto) continuamos até Prado da Rocalva mas sem antes pararmos cerca de uma hora para falar com uns Pastores amigos da vezeira de Fafião que estavam cuidando dos Prados , muros e linhas de àgua com seus cãezitos "Mouro e o Pastor" , seguimos da Rocalva até á Meda da Rocalva e fomos até Miradouro sobre Cabana das Fichinhas as Famosas "Velas Brancas" onde  no Alto da Fraga avistamos um pequeno grupo de seis Cabras Montesas no seu habitat. Daqui seguimos até Prado e Cabana de Iteiro de Ovos com vista sobre Vale do Rio Laço, continuamos para Prado e Cabana de Pradolã Famosa pela sua caracteristica e cerca, descemos até miradouro sobre Vale dos Bicos Altos e daqui para Prado Pinhõ, continuando até Tribela onde terminamos trilho.

Distancia -  14, 84 km           Duração -   09h 25m             Dificuldade- Dificil

Para ver as fotos clikar sobre as fotos e assim sucessivamente