sábado, 3 de maio de 2014

Trilho da Tribela a Porto da Lage

Trilho feito em pleno coração da Serra do Gerês, com inicio junto á Tribela. Embora para lá chegarmos tivemos que passar pelos buracos com bocadinhos de estradão, pois eram mais os buracos  do que o estradão, mas devagar lá chegamos. Paramos a viatura e fomos em direção à ponte das Servas, Ponte sobre Rio Conho, subimos até cabana do Pinhõ onde se encontrava um amigo Pastor de Fafião e logo aproveitamos para uma breve conversa sobre a montanha e suas historias, dali subimos para o Prado da Pousada um prado sempre verdejante com sua bela Cabana meio escondida na Rocha, mais umas fotos para mais tarde recordar, dali descemos até ao Curral dos Bicos Altos onde aproveitamos para um breve descanso e aproveitamos para saborear a água da Bica sempre fresquinha apreciando paisagem à nossa volta. Continuamos subindo em direção Prado da Amarela e dai até Miradouro sobre Rio Laço e Prado da Touça, miradouro que mais parece que estamos em solo lunar devido crateras e erusão presente. Aproveitamos para algumas fotos sobre Rio Laço, Touça, Sombrosas, Porta Ruivas, Quinas da Arrocela ...e outros tantos simbolos Geresianos, iniciamos descida para Porto da lage onde rio se encontra totalmente seco mesmo com a quantidade de chuva que tem caído este ano e aproveitamos para almoçar numa sombra junto margem do Rio. Após almoço seguimos em direção Albufeira de Porto da Lage e daí para Prado e Cabana da Touça mais uma fotos, continuamos pela margem do rio Laço onde iniciamos subida em direção Prado Amarela mas antes viramos á direita até apanharmos trilho que vem do  Pradolã para Vidoirinho e seguimos trilho uns cem metros viramos novamente esquerda e descemos até Rio Conho acompanhando sempre margem do Rio passando por Entre Águas e sua Cabana, Poco Azul até Ponte das Servas e daí até à Tribela onde terminamos nosso trilho.
Mais um trilho para recordar com umas paisagens excelentes e uma companhia ainda melhor a minha companheira da  Vida e da Montanha a Célita da Montanha.

Distancia- 16.18 Km              Duração-    +/-  8 horas           Dificuldade-Dificil

Mapa em gpx-http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=6771739

Para ver as fotos clikar sobre as fotos e assim sucessivamente
Tribela...

Ponte das Servas...
Roca de Pias e Roca Negra...
Cabana de Pinhõ....
Pastor de Fafião.......

Roca Negra e Roca de pias...

Prado de Pousada...

Prado Bicos Altos...

Bicos Altos...

Cortiço....

Prado e Cabana da Amarela...
Prado da Amarela...

Vale do Rio Laço...
Sombrosas...

Sesta da Amarela...

Sombrosas e Porta Ruivas...