sábado, 3 de agosto de 2013

Trilho Povoa das Leiras por Candal Covelo e Regoufe

Trilho com inicio na Aldeia Povoa das Leiras tipica aldeia rural, passamos pelo seu interior apreciando suas casas de xisto e seus antigos caminhos falando com seus habitantes sobre seus costumes e tradições. Seguimos caminho fora por um trilho muito verdejante  até Aldeia de Candal com suas poucas casas habitadas devido emigração, aldeia  rural e muito gira, continuamos e apanhamos trilho para Aldeia Mineira de exploração de Volframio, Aldeia de Covelo de Paivõ, aldeia que nos aparece no meio da encosta mais parecendo um tipico postal de nossas aldeias, aldeia muito gira com seus super simpaticos habitantes que mal nos viram não dispensaram dois minutos de conversa. Depois de visitar aldeia passamos pela Igreja Matriz de S. Pedro, apanhando trilho pela encosta acima até Aldeia de Regoufe, uma subida um pouco forte mas com umas maravilhosas vistas sobre o vale de Paivô  está profundamente marcada pelo desgaste das incontáveis passagens dos carros de bois, a lembrar histórias já esquecidas. Chegando aldeia de Regoufe mais uma volta pela Aldeia, uma antiga aldeia mineira de exploração de volframio, do subsolo deste lugar e das montanhas que o envolvem foram extraídas e exportadas toneladas de volfrâmio, sobretudo para as forças aliadas e que serviram para o fabrico de material bélico, utilizado, em grande parte, durante a II Guerra Mundial, período durante o qual as minas foram concessionadas a empresários Ingleses que faziam a sua exploração.e subimos até alto de Regoufe pelo caminho para Drave,chegando ao cimo avistamos a famosa "Garra" e ao fundo Rio paivõ  ao qual tivemos que descer, passar a ponte para encarar subida para a Aldeia da Povoa uma subida bastante dificil devido ao seu forte ascendente mas com uma paisagem maravilhosa sempre a nossos pés. Chegando á aldeia fomos visitar capela e moinho antigo e fomos até centro da aldeia onde termina-mos percurso.

Distancia- 19,3 Km  Circular     Duração-  6 h  38 m        Dificuldade- Dificil

Mapa em gpx-  http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=5305047#lb-share

Para ver as fotos clicar sobre a foto e assim sucessivamente